Dentre as atividades, destacam-se a simulação de parto por cesariana e os primeiros atendimentos ao recém-nascido
Entre os dias 3 e 5 de outubro, centenas de estudantes de várias cidades se reunirão para um evento especial: o Med Anatomy. Com foco em tecnologia, inovação e simulações médicas realistas, a edição 2025 reunirá mais de 300 estudantes do Ensino Médio em Campinas. A vivência, promovida pelo Colégio Poliedro, tem parceria com alunos e médicos da Unicamp e com a Universidade Anhembi Morumbi, e visa aproximar os jovens do universo da medicina por meio de diversas atividades práticas.
Um dos objetivos do evento é apoiar os estudantes que estão propensos à escolha de cursos da área da saúde, com simulações e trocas de conhecimento com universitários e médicos formados. Entre as atividades programadas, os participantes terão contato com óculos de realidade virtual para simulação de cirurgias, além de bonecos de RCP (reanimação cardiopulmonar) conectados a aparelhos de TV, que avaliam em tempo real a eficácia dos procedimentos realizados pelos estudantes.
O evento ainda contará com duas cenas de trauma, reproduzindo acidentes, e com oficinas práticas, como a de punção venosa, para que os participantes aprendam a tirar sangue ou dar injeções utilizando protótipos criados pelos próprios estudantes. Haverá também estações de suturas — para costuras em pele sintética, de ausculta, em que os participantes aprenderão a utilizar um estetoscópio — e um centro cirúrgico de cardiologia e neurologia, entre outros.

“É um evento muito aguardado pela comunidade escolar, porque alia vivência prática com assuntos teóricos que são abordados em sala de aula e nos itinerários formativos. Temos muitos exemplos de estudantes que optaram pelo curso de Medicina após participarem do Med Anatomy”, explica Amanda Ribeiro, coordenadora pedagógica do Poliedro Colégio Campinas.
Outro destaque desta edição é a contribuição de 26 estudantes do Ensino Médio, que já participaram do evento ou do itinerário em anos anteriores. Escolhidos em um processo seletivo interno, eles atuarão no suporte das atividades e na produção de protótipos, reforçando o caráter colaborativo do projeto. “É muito legal ver jovens que voluntariamente retornam ao evento para prestigiar, conversar e ajudar alunos e alunas que estão se preparando para a jornada dos vestibulares”, completa Amanda.
O Med Anatomy também terá a participação de profissionais experientes na medicina, como Caio Ribeiro, de 28 anos, médico formado pela Unicamp em 2024, e a médica Gabriela Miloch Dietrich, ambosex-alunos do Poliedro. Voluntários no evento, eles compartilharão suas experiências e terão momentos de interação com os mais jovens. Caio apoiará na cerimônia de abertura, que será marcada pelo juramento médico, simbolizando o compromisso ético da profissão.

Além das turmas do Colégio Poliedro, o evento receberá estudantes de outras escolas e cidades do Poliedro Sistema de Ensino, como São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Salto e Capivari, o que amplia o alcance e a troca de experiências entre diferentes realidades educacionais. O Med Anatomy integra as ações do Poliedro que preparam os estudantes para o futuro, unindo teoria e prática para desenvolver habilidades profissionais e apoiar a escolha de seus respectivos cursos.
Sobre o Poliedro Colégio
Com Escolas Próprias em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Colégio já beneficiou mais de 17 mil estudantes ao oferecer uma educação integral que vai muito além da sala de aula.
Fundamentado em uma metodologia de excelência, baseada na formação acadêmica e humana, no apoio pedagógico e na tecnologia, o Poliedro desenvolve o aprendizado para a vida toda, potencializando competências e formando cidadãos atuantes que farão a diferença na construção de um mundo melhor. Para mais informações, acesse o site.