Corrida Integração: maior prova do interior do Brasil celebra 40 anos com recorde de inscrições

Realizada pelo Grupo EP, afiliada Globo no interior paulista e sul de Minas, a tradicional prova tem inscrições abertas, traz Vanderlei Cordeiro de Lima como rosto da campanha e Olympikus como marca esportiva oficial

1 mês para Corrida Integração: organizada pelo Grupo EP, prova já conta com recorde de inscrições – Crédito: Luciano Zanollo

Falta apenas 1 para a edição de 40 anos da Corrida Integração, a maior corrida de rua do interior paulista e um dos principais projetos realizados pelo Grupo EP, conglomerado de mídia afiliado à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais. As novidades para a edição comemorativa, que terá como ponto de partida e chegada a praça Arautos da Paz, em Campinas (SP), são a meia-maratona (21km), centro de exposições para marcas, dois dias de provas e corrida KIDS também estão entre as novidades. Os tradicionais percursos de 5km e de 10km permanecem na edição de aniversário. Com mais de 11 mil inscrições, um recorde histórico para o evento, que podem ser feitas pelo site da Corrida Integração, a prova acontece nos dias 27 e 28 de setembro com expectativa de 20 mil participantes.

A Corrida Integração, organizada pela afiliada da Globo, é uma iniciativa da EPTV em parceria com as plataformas g1, ge, ACidade ON, Tudo EP, EP FM e CBN, e conta com a realização da Oceano Azul, empresa de eventos do Grupo EP, em parceria renovada com a Noblu Sports Business, mais uma das novidades de 2025. 

Com o novo percurso, serão realizados dois dias de provas: no sábado, caminhada, corrida kids e percurso de 5 km; no domingo, percursos de 10 km e 21 km (meia-maratona). Há também a parceria entre a Meia Maratona de Campinas, com o desafio das Majors do Interior: o atleta que concluir as duas meias, receberá um reconhecimento extra. Outra atração é o Desafio das Andorinhas, no qual os participantes que completarem os 5 km no sábado e 10 km ou 21 km no domingo ganharão um reconhecimento especial.

Caio Maciel, gerente de Marketing de Produto do Grupo EP, explica o sucesso da Corrida Integração. “É um evento que só tem vencedores. Ela inspira paixão pela coletividade, por correr junto de milhares de pessoas. É um esporte em que seu maior adversário é você mesmo e que só transmite emoções positivas. A meia-maratona reflete tudo isso: cada quilômetro percorrido é uma celebração do esforço individual e da energia coletiva, transformando a corrida em uma experiência única de crescimento”, diz.

Campanha publicitária

Com o mote “É tempo de voar”, a campanha publicitária da prova tem como grande estrela o tricampeão da prova e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, símbolo de superação e inspiração no esporte brasileiro. Caio Maciel conta que a campanha da 40ª edição da Corrida Integração nasceu de um processo de reposicionamento da marca, que buscou valorizar ainda mais a energia e o movimento característicos do evento. “Notamos a necessidade de um reposicionamento e priorizamos a energia e o movimento da corrida. Para a 40ª edição, sabíamos que tínhamos que resgatar a história. São poucas corridas no Brasil que têm tanta tradição assim e legado. E tradições não surgem, se constroem com o tempo. Resgatar a história não é ser saudosista, é entender a fundo as virtudes e as valências e olhar o futuro. Esse foi o ponto de partida. O visual chave da campanha mostra isso, um símbolo do infinito que se transforma em pistas de corrida em contornos da nossa data 40”.

Com o mote “É tempo de voar”, a ação tem como grande estrela o tricampeão da prova e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima – Créditos: Divulgação

Único atleta do país a receber a Medalha Pierre de Coubertin e um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima estrela toda a campanha de comunicação da edição comemorativa da Corrida Integração e estampa a medalha de aniversário . “É um orgulho poder ser o embaixador da Corrida Integração, que foi uma vitrine na minha carreira e um sonho que realizei. Todas as minhas vitórias nessa prova tiveram como objetivo transcender a minha alegria e conquista para as pessoas da minha cidade que estavam me apoiando. Então, o que eu mais quero fazer é incentivar outros atletas, profissionais ou amadores, a participarem dessa prova e passar a mensagem de que tudo é possível, nunca desistindo dos próprios sonhos”, conta o tricampeão da competição.

Medalhas comemorativas

As medalhas da 40ª Corrida Integração, com design assinado por Paulo Bova, diretor de Arte, foram inspiradas nas grandes competições esportivas para celebrar os percursos de Caminhada, 5K, 10K e 21K. Também há versões especiais para o Desafio das Andorinhas, o Desafio das Majors do Interior e para o público infantil, no IntegraKids. O dourado destaca a edição especial, enquanto o verso traz quatro contornos representando as quatro décadas da prova, andorinhas em referência a Campinas e inscrição em braile, promovendo acessibilidade. As medalhas exclusivas do Desafio das Andorinhas têm a assinatura de Vanderlei Cordeiro de Lima, tricampeão e embaixador da prova. Já o Desafio das Majors do Interior reconhece quem completa as duas meias maratonas do calendário. Confira os vídeos das medalhas aqui.

Marca esportiva oficial

Em comemoração aos 50 anos da Olympikus, a marca esportiva selecionou 50 corridas ao longo de 2025 para celebrar seu aniversário, dentre elas a Corrida Integração, destacando que a parceria está se estendendo durante todo o ano.

A parceria entre a Corrida Integração e a Olympikus traz ainda mais benefícios para os atletas da Integração, sendo a camiseta oficial das provas, além de proporcionar novas e envolventes experiências desde o pré-prova contando com um estande especial na EXPO, onde os participantes podem conhecer as novidades da marca e interagir com produtos exclusivos, e também nos dias das provas, com um espaço para ativação na arena. Há também outras ações previstas pela Olympikus como conteúdo produzido por influenciadores parceiros da marca tanto antes e durante quanto pós-evento e cobertura completa da prova para as redes sociais da Olympikus.

Oportunidades Comerciais

Além de contar com transmissão ao vivo pela EPTV e pelo ge.globo, a Corrida oferece aos patrocinadores os espaços de chamadas na TV e na rádio, página do projeto no ge.globo com informe publicitário e material promocional na entrega dos kits e no dia do evento. O evento também oferece oportunidades de ativação no dia da prova, com espaço de experiências e novidades de marcas parceiras no projeto, iniciativa que o público sempre aguarda.

IntegraCast

A Corrida Integração também lançou o IntegraCast, um podcast especial em comemoração aos 40 anos da corrida. A primeira temporada conta com nove episódios semanais, às quartas-feiras, às 15h, apresentados por Caio Maciel. Disponível no Instagram @corridaintegracaooficial e no canal da Corrida Integração no YouTube, o IntegraCast é um espaço aberto para interação ao vivo, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, além de revisitar momentos marcantes da história da corrida e explorar temas que vão do universo da prova a assuntos de interesse para corredores iniciantes e experientes, como técnicas de treinamento, preparação física e mental, alimentação, histórias inspiradoras e a cultura da corrida de rua.

Corrida Integração

A Corrida Integração nasceu em 1983, em Campinas, com o objetivo de promover saúde, bem-estar, espírito esportivo e celebrar o aniversário da EPTV, no dia 01 de outubro. Realizada pelo Grupo EP, ela rapidamente se tornou uma das provas mais tradicionais do interior paulista. Ao longo das décadas, cresceu em estrutura e participação, reunindo milhares de corredores de diferentes perfis. Além do caráter competitivo, a prova sempre valorizou histórias de superação, inclusão e pertencimento. Com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, ela se adapta a diferentes desafios e motivações. Em 2025, celebra seus 40 anos como um verdadeiro símbolo de integração entre pessoas, histórias e gerações.

CORRIDA INTEGRAÇÃO 40 ANOS 

Datas: 27 e 28 de setembro

Local: Campinas (SP) 

Inscrições: https://projetos.empresaspioneiras.com.br/corridaintegracao/

https://www.ticketsports.com.br/e/40-corrida-integracao-campinas-2025-70702

Percursos: 5km, 10km e 21km

Sobre o Grupo EP

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 45 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PRÓXIMOS EVENTOS
PUBLICIDADE