O franchising brasileiro segue em ritmo acelerado em 2025 e segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou crescimento nominal de 14,2% no faturamento no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, somando R$ 69,9 bilhões.
Entre os segmentos que mais se destacaram está o de Serviços Automotivos, que avançou 11,4%. O bom desempenho acompanha o aquecimento do mercado de carros usados, que registrou resultados positivos em agosto (0,5%), em relação a julho, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). No comparativo com agosto de 2024, o mercado alcançou impressionantes 20,5% de crescimento.
Essa movimentação tem impulsionado redes especializadas, como a Vaapty, líder no franchising de intermediação de venda de veículos no Brasil. No primeiro semestre de 2025, a empresa cresceu 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje, já são 350 franquias vendidas, mais de 160 lojas em operação e uma meta ambiciosa: chegar a 450 unidades até o final do ano, com faturamento projetado de R$ 1,8 bilhão.
IA para crescimento dos negócios
Segundo Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, o mercado automotivo continua resiliente. “O brasileiro é apaixonado por carros e passou a ver nos seminovos a chance de continuar trocando e adquirindo veículos, muitas vezes com modelos até melhores do que um zero básico. O segmento apresenta um bom potencial de crescimento e a expectativa é que o mercado continue aquecido”, afirma.
A rede também tem investido fortemente em Inteligência Artificial (IA) para modernizar o modelo de negócios e gerar eficiência para franqueados. Entre as inovações estão o VA AutoCheck, perícia cautelar veicular por IA, sistemas de CRM e ERP integrados, além de chatbots e automação de processos. De acordo com Martins, essas soluções proporcionaram 60% de economia aos franqueados, 20% de crescimento na receita da empresa e aumento de mais de 30% na rentabilidade.
Além da tecnologia, a empresa aposta na capacitação contínua. “Entendemos que negócios perfeitos são construídos e destruídos por pessoas. Por isso, criamos uma rede de educação e desenvolvimento contínuo para franqueados e colaboradores, com o objetivo de transformar gestores em líderes e alcançar resultados consistentes”, complementa o executivo.
Seminovos virou principal escolha
Com os números positivos do franchising e a força do mercado automotivo, investir em franquias do setor pode ser uma estratégia promissora, principalmente para quem busca modelos testados, escaláveis e alinhados às demandas atuais do consumidor.
“O carro novo encareceu muito nos últimos anos com a alta de impostos, juros e custos de produção. Já os seminovos permitem acesso a modelos mais completos, muitas vezes com valor menor, e enquanto alguns setores sofrem retração em momentos de incerteza, o segmento de seminovos tende a se manter aquecido, já que o consumidor busca alternativas mais baratas sem abrir mão da mobilidade.
Segundo a Fenauto, a média diária de vendas passou a ficar na faixa dos 80 mil veículos transferidos, um percentual 26,21% maior do que a média registrada no mesmo período de 2024. Outro resultado positivo foi o crescimento do acumulado de vendas, que se mostra 15,1% maior comparado ao mesmo período do ano passado.
Sobre a Vaapty
A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência, chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025, o objetivo é chegar a 450 unidades comercializadas e faturar R$1.8 bilhão.