O Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é uma ótima oportunidade de conscientização sobre o envelhecimento saudável e destacar a importância dos cuidados necessários para essa faixa etária. De acordo com os dados mais recentes do Censo Demográfico 2022 do IBGE, existem 32,1 milhões de pessoas idosas (com 60 anos ou mais) no Brasil, representando 15,8% da população do país. Entre as precauções com a terceira idade está a vacinação, principalmente contra a gripe, pois o vírus sofre mutações e a imunização perde eficácia com o tempo.
A vacina da gripe existe em diferentes fórmulas e nomes, entre elas, a Efluelda, lançada recentemente no mercado e desenvolvida especialmente para atender às necessidades do público idoso. “A Efluelda é uma vacina de dose única que deve ser aplicada anualmente e possui uma formulação mais robusta, contendo quatro vezes mais antígenos do que as vacinas quadrivalentes de dose padrão, o número maior serve para garantir uma proteção eficaz contra quadros graves da gripe em idosos, principalmente por serem considerados um grupo de risco”, explica o Dr. Fábio Argenta, diretor médico e sócio-fundador da Saúde Livre Vacinas, rede especialista em imunização.
Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado em 15 de maio deste ano, a influenza A já é a principal causa de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre a terceira idade, superando até a Covid-19. Esses dados destacam a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Nesse cenário, a Efluelda surge como uma aliada para a redução desses números, sendo recomendada para idosos a partir de 60 anos, especialmente para aqueles com comorbidades, como bronquite, asma e imunossuprimidos.
“A Efluelda já está disponível nas clínicas da Saúde Livre Vacinas, que estão presentes em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Para garantir a vacina, é importante verificar a unidade mais próxima e a disponibilidade de estoque”, comenta Argenta.
Sobre a Saúde Livre Vacinas
Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo casal Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e a Dra. Rosane Argenta, dentista, a Saúde Livre Vacinas, especialistas em imunização com clínicas focadas no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção de doenças imunopreveníveis. Com vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e vacina ocupacional. Com mais de 230 unidades, entre abertas e em implantação, espalhadas pelo Brasil, a marca pretende faturar em 2025 R$ 101,5 milhões.