Best-seller que revela os bastidores sangrentos da Guerra Secreta de Israel ganha edição revista e ampliada

Com 10 capítulos inéditos, "Mossad: Os carrascos do Kidon" revela missões secretas e a guerra nas sombras contra o terrorismo, travada pelos primeiros-ministros Ariel Sharon, Ehud Olmert e Benjamin Netanyahu

Chega ao Brasil a nova edição de MOSSAD: Os Carrascos do Kidon (488 págs., Cultrix, R$ 92,00), de Eric Frattini, jornalista peruano radicado na Espanha. Trata-se de uma obra essencial para quem busca compreender os métodos e estratégias do serviço secreto israelense em sua luta nas sombras contra inimigos declarados do Estado de Israel.

Por meio de uma narrativa jornalística precisa e eletrizante – no estilo documentário investigativo sobre espionagem –, Frattini traça um retrato fiel, perturbador e tragicamente real sobre 26 operações encobertas de assassinato e sequestro realizadas pelo serviço de inteligência israelense durante sessenta anos de uma história de erros e acertos, pelo Metsada, o departamento de operações especiais do Mossad – e, em particular, pelo seu braço mais temido: o Kidon (“Baioneta”), grupo de elite responsável por execuções seletivas em nome da segurança nacional de Israel.

“Mossad: Os carrascos do Kidon” traz um relato contundente desde sua criação, em março de 1951, e como seu serviço de espionagem tem se dedicado a perseguir supostos inimigos de Israel até os locais mais remotos do planeta, como o nazista Adolf Eichmann, líderes da Al-Qaeda, cientistas nucleares iranianos e chefes do Hamas, além de revelar como agentes do Mossad localizaram e eliminaram alvos considerados ameaças existenciais à nação israelense.

Com depoimentos importantes – como o de Rafi Eitan, responsável pela Metsada, que afirma que “nossa tarefa é fazer história e depois ocultá-la. De modo geral, somos honrados, respeitamos o governo constitucional, a liberdade de expressão e os direitos humanos. Porém, entendemos também que ninguém deve se interpor no que fazemos.” Cada capítulo é um mergulho nas engrenagens da espionagem internacional, num conflito em que moralidade, legalidade e geopolítica colidem violentamente.

Para leitores interessados em geopolítica, espionagem, segurança internacional e história contemporânea, estudiosos e profissionais de relações internacionais, defesa e inteligência, além de admiradores de narrativas jornalísticas e histórias reais, o livro conta com 10 capítulos inéditos, que trazem à tona operações recentes –  e ainda mais relevantes diante do atual cenário de tensão entre Israel e Palestina – e uma importante atualização dos dados, incluindo as movimentações do Mossad no contexto contemporâneo da guerra travada no Oriente Médio.

Trecho do livro:

As operações Dragões e Masmorras, Lágrimas de Abraão, Porta-Bandeira, Colhendo Anêmonas e Fora da Caixa mostram que o Mossad e o Shin Bet continuaram a usar a política de “assassinatos direcionados” como forma de combater o terrorismo ou a aquisição de armas de destruição em massa por inimigos como a Síria ou o Hezbollah. Outras operações, não menos famosas que as anteriores, realizadas pelo Mossad e pelo Shin Bet, tais como Pasta de Dente (2001), Sair Correndo (entre 2001 e 2003) ou Pânico Absurdo (entre 2002 e 2008), poderiam ter sido incluídas nessa nova edição, mas os dados sobre elas não eram totalmente sólidos ou suas fontes não eram confiáveis o bastante e, por isso, não fazem parte desta atualização. Foi incluída a biografia de Yossi Cohen, que assumiu o comando do Mossad como o novo memuneh em janeiro de 2016, substituindo Tamir Pardo. Também foram incluídos novos termos usados pela inteligência israelense, além de uma nova bibliografia.  Eric Frattini

Elogios ao livro:

“Parece até roteiro de filme… operações dignas de adaptações para o cinema.” – Resenha 5 Estrelas da Amazon

“Livro fascinante que mergulha no universo das operações secretas… destaca a precisão, o planejamento meticuloso e o impacto histórico das ações do Mossad.”  Resenha 5 Estrelas da Amazon

“Leitura fascinante e ao mesmo tempo aterradora… o trabalho bibliográfico e de pesquisa é magnífico. Obra de leitura obrigatória.” – Goodreads, Resenha 5 Estrelas

Sobre o autor:

ERIC FRATTINI nasceu no Peru, é conferencista, jornalista e escritor com vasta experiência como correspondente internacional no Oriente Médio. Especialista em segurança, terrorismo e serviços secretos, ele já publicou mais de vinte livros e recebeu prêmios como o II Prêmio Nacional de Investigação Jornalística (Itália) e o Prêmio Strillaerischia para Melhor Enviado Especial. Frattini também dirige documentários investigativos e colabora com importantes veículos de rádio e TV na Europa.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Mais que livros, inspiração!

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Em busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por três selos: Pensamento, Cultrix e Jangada, e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

Serviço:

LivroMOSSAD – Os Carrascos do Kidon

Autor: Eric Frattini (https://ericfrattini.com/)

Editora: Cultrix

Páginas: 488

Preço: R$ 92,00

Disponível para venda em 07/10/2025

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PRÓXIMOS EVENTOS
PUBLICIDADE