Objetivo é esclarecer as dúvidas dos educadores que ministram aulas às crianças com deficiência física, ajudando-os no conhecimento de como atendê-las da melhor forma possível em sala de aula
No próximo dia 15 (sexta-feira), das 13 às 17 horas, profissionais da Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas, realizam na sede da instituição o curso presencial “A Criança com Deficiência na Escola”, destinado a professores de escolas da região que atendem crianças com esse perfil. O objetivo é esclarecer as dúvidas dos educadores que ministram aulas às crianças com deficiência física, ajudando-os no entendimento das patologias e no conhecimento de como atendê-las da melhor forma possível em sala de aula.
Entre os conteúdos previstos no curso, estão a definição de paralisia cerebral e mielomeningocele (defeito congênito que ocorre quando a coluna vertebral e o canal espinhal não se fecham completamente durante a gravidez, também conhecido como espinha bífida aberta); o posicionamento adequado da criança na sala de aula; como utilizar adequadamente a cadeira de rodas; e conhecimentos práticos de órteses.
São 25 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas por meio do WhatsApp da instituição: (19) 99940 0037. O investimento para a participação é de R$ 150 por pessoa, já incluso coffee break. Ao final do curso, o participante receberá um certificado de conclusão.
“Realizamos semanalmente na instituição o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Atendimento de Serviço Complementar (ASC) a 93 crianças de 2 a 13 anos de idade com deficiência física, por meio do convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Esses atendimentos ocorrem no contraturno escolar das escolas públicas municipais que os assistidos pela CCP frequentam, desde o ensino infantil até o fundamental II. Também atendemos outras 17 crianças de escolas particulares de Campinas e de outras cidades, porém, fora do convênio. Ao longo da parceria com essas instituições de ensino daqui e da região, percebemos que os professores e outros profissionais das escolas têm dúvidas sobre como acolher esses alunos em sala de aula e acreditamos que o curso poderá auxiliá-los nesse sentido. As dúvidas incluem desde a patologia até como tirar e colocar a criança na cadeira de rodas”, diz a pedagoga Regina Massako Ito, coordenadora pedagógica do AEE na CCP, cuja equipe é composta ainda por outras três pedagogas, uma fonoaudióloga e uma psicóloga.
Sobre a Casa da Criança Paralítica
Fundada em Campinas (SP) em 17 de janeiro de 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece, atualmente, atendimento especializado gratuito a cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, pedagogia e informática, além de orientação às famílias que enfrentam situações de vulnerabilidade social.
Desde 2018, realiza adaptações e manutenção de cadeiras de rodas na Oficina Locomover, que, com a ampliação finalizada em agosto do ano passado, passou a ser uma oficina ortopédica completa, com confecção de órteses e próteses, possibilitando melhor qualidade de vida e inclusão às pessoas com deficiência física do município. Ao longo dos 71 anos de atividades, já atendeu cerca de 20 mil pessoas.
