Com mais de 2.300 inscritos, convenção seguirá até sexta-feira, dia 3, com diversos painéis e oficinas para profissionais do mercado
O segundo dia de programação da EXPOCINE, maior convenção de negócios de cinema e audiovisual da América Latina, explorou temas relevantes para o futuro do setor no Brasil. O auditório do Hotel Renaissance começou o dia com um debate sobre a regulamentação do VOD e as expectativas para a aprovação do projeto de lei que segue em andamento no Congresso Nacional. Para Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX, a aprovação do projeto será benéfica para toda a cadeia produtiva do audiovisual no país, contribuindo para o seu desenvolvimento.
“Trazer este mercado para contribuir para o setor é claramente benéfico. É uma maneira de resolver as assimetrias, deixar as coisas mais justas, mas ao mesmo tempo é uma maneira de fazer o nosso negócio crescer. Esses recursos deverão ser utilizados para que o nosso negócio continue crescendo, para que a gente tenha mais filmes, mais séries. Para que a gente tenha toda a nossa cadeia funcionando melhor.”
Outro destaque foi o painel As Grandes Decisões das Majors para os Próximos 10 Anos, que reuniu executivos da Warner Bros. Pictures, Paramount Pictures e Paris Filmes para falarem das principais estratégias que irão nortear as tomadas de decisões das distribuidoras no futuro. Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes, destacou que formar uma nova geração de público através de produções nacionais, e não só internacionais, é essencial para que o setor siga em crescimento.
“O Brasil tem uma necessidade de formação de público da indústria do cinema nacional. O cinema brasileiro com tanto investimento, com tanta gente talentosa, tem que contribuir com a formação de público. Sei que ainda temos dificuldade de encontrar filmes infantis, também não temos hábito de contar livros em filmes, mas o cinema brasileiro tem que ter essa vocação de formar plateia. O cinema nacional, nos últimos anos, tem se apropriado de um público já formado, que já chegou no cinema gostando de uma produção americana, da experiência, de um talento. Mas agora estamos nesse lugar tão confortável, que o Brasil está na moda. Acabamos de ganhar um Oscar, por exemplo. Devemos aproveitar esse momento para nos potencializar, construir orgulho e construir boas histórias para fazer com que as pessoas se sintam na necessidade de se ver na tela de novo.” , destacou Fraccaroli.
A geração Z e sua forma de consumir conteúdos audiovisuais também foi discutida neste dia de programação. O diretor Daniel Rezende, um dos participantes do painel, ressaltou que o mais importante é entender o que os jovens estão consumindo, mas sem deixar que esses dados limitem as criações audiovisuais.
“É sempre muito bom entender o que a geração Z está vendo, mas nunca deixar que isso limite as nossas criações. Porque senão ficamos em uma grande repetição de números. Não criamos, não instigamos ou estimulamos a nossa audiência a pensar e a ver outras coisas. Se a gente pensar em como comunicar com todos os perfis de públicos, incluindo a geração Z, podemos somar forças para que tenha espaço para diferentes formatos, como os filmes, as novelas, os edits e os stories nas redes sociais”, explicou.
Na programação das distribuidoras no Cine Marquise, o dia trouxe apresentações dos lançamentos da Sato Company, Imagem Filmes e da H2O Filmes, que levou para o palco as presenças especiais de Denise Fraga, protagonista de “Livros Restantes”, dirigido por Marcia Paradiso, Fabiana Karla, que estará em “Missão 171”, filme em fase de set, e Maria Bopp. Já a Paris Filmes, além de apresentar o seu line up de produções 2025/2026, também encerrou o dia exibindo “Quando o Céu se Engana”, comédia com Aziz Ansari e Keanu Reeves que chega às telonas em dezembro de 2025.

Entre as oficinas, a Vitrine Filmes trouxe para a EXPOCINE um pedaço do seu já tradicional Vitrine Lab, um laboratório voltado à formação de estudantes e profissionais do audiovisual, para abordar o lançamento de um filme de forma prática. O encontro foi ministrado por Elaine Vegnaduzzi, do time de programação da distribuidora, e passou pelas principais etapas de planejamento de estreia de uma produção nas salas de cinema, indo desde a escolha da data até a negociação com o parque exibidor.
Com o tema “Brasil, Janela para o mundo”, a EXPOCINE promoverá até o dia 03 de outubro, no Cine Marquise e no Hotel Renaissance, conversas e debates sobre o momento histórico que o cinema brasileiro vive atualmente, consolidando-se como uma vitrine para o mundo e abrindo janelas de oportunidades para a mobilização e o crescimento do setor audiovisual no país e na América Latina. São mais de 25 expositores, 23 patrocinadores, 30 apoiadores, 14 distribuidoras apresentando conteúdo, três exibições exclusivas, 15 painéis de discussão, cinco oficinas, totalizando mais de 40 horas de conteúdo.
O quarto lote das credenciais “FORUM”, que garante acesso aos painéis, palestras, oficinas formativas e feira, e “STANDARD”, que permite a entrada na feira, ainda estão disponíveis aqui.
Confira abaixo a programação para o último dia da EXPOCINE 2025
Painéis e palestras no Hotel Renaissance
Em 03 de outubro, último dia de evento, a programação traz destaque para a acessibilidade e a diversidade no audiovisual. Às 10h, o público confere o painel Tela Sem Barreiras: Audiovisual com Acessibilidade de Verdade. Participam do debate Edgar Jacques (Edgar Jacques produções), Leandro Mendes (ANCINE), Marcella Fazzio (MAV) e Tiago Mafra (ABRAPLEX). Logo depois, às às 11h30, com painel apresentado por Spcine: Cinema como Direito: Acesso, Inclusão e Formação de Públicos e com participação de Bianca Comparato (Cinema de Fachada), Dika Vidal (Prefeitura de São Paulo), Emiliano Zapata (Spcine) e Leandro Pardi (Spcine).
Oficinas
Já no Cine Marquise, o público encontrará as oficinas. Dani Tolomei (CEO e fundadora da Transforma) encerra esta programação com um workshop com o tema Do Zero ao Pitch: IA Aplicada ao Audiovisual com o Método Transforma, no dia 3, às 9h30. O encontro cobre desde pesquisa de tendências e definição de estratégia até a criação de um pitch deck sólido.
Sobre a Tonks – produtora da EXPOCINE:
Criado em 2006 por Marcelo J. L. Lima, o Grupo Tonks nasceu como uma consultoria de tecnologia e soluções digitais para as principais redes exibidoras do país. Com o objetivo de ampliar o seu portfólio e ter maior presença no mercado, a empresa fundou também a Revista Exibidor, alimentando a indústria com novidades; a EXPOCINE, encontro presencial anual entre os profissionais de cinema, e, recentemente, o Cine Marquise, espaço dedicado a uma programação versátil para todos os fãs de cinema com duas unidades, sendo uma no coração de São Paulo e a outra em Poços de Caldas.

